Situando a avaliação
Durante
toda vida passamos por um processo educacional, e durante esse processo somos
avaliados desde o início. Falaremos um pouco sobre como se deu esse processo
avaliativo na minha experiência.
No
primeiro contato com a escola a avaliação se dava através da atribuição de três
níveis, ruim, bom e ótimo, havia um acompanhamento maior por ser uma escola particular
pequena e com uma pequena quantidade de alunos por sala facilitava um contato
maior com o professor.
Após
esse período fui para uma escola pública onde havia uma grande quantidade de
alunos por sala de aula, a questão da avaliação por ruim, bom e ótimo deu lugar
a uma avaliação por meio das notas de zero a dez e assim foi durante todo esse
processo educacional até hoje.
Nessa
primeira escola pública de ensino fundamental de primeira à quarta série há um
maior comprometimento dos professores e do aluno com a questão da aprendizagem
pois é o início da carreira estudantil na qual o aluno tem a necessidade de
aprender a ler e a escrever, o aluno está dando seus primeiros passos e é
essencial que ele aprenda o que está sendo ensinado pois a cobrança e
preocupação com esse aprendizado é maior até mesmo pelos pais que ao chegar em
casa avaliam esse aprendizado pedindo para o filho fazer uma leitura ou uma
conta de matemática básica.
Já em
um segundo momento entre a quinta e a oitava série esse acompanhamento tanto
por parte do professor quanto por parte familiar vai decaindo sobre o aprendizado
e se volta para a preocupação com as notas, e com a aprovação. O que gera no
aluno uma maior preocupação, não em aprender mas sim em passar, pois se não
passar vai ser castigado pelos pais, houve momentos e uma experiência com uma
professora que não se preocupava com o que estava sendo colocado nas provas, se
escrevesse uma resposta de quatro a cinco linhas mesmo que sobre um tema
diferente do tema avaliado, ainda assim estaria certo ou seja ela não lia o que
estava sendo colocado apenas atribuía uma nota pela quantidade de conteúdo que
estava sendo escrito.
A
partir desse momento o aluno não se preocupa mais com o que está aprendendo e
sim com notas maiores e melhores independente de como, e o que terá que fazer
para obtê-las, ocorrendo muitas vezes a colaboração entre alunos durante a
avaliação para se obter uma nota que não condiz com o seu aprendizado.
Os
professores muitas vezes não aplicam avaliações que não fazem parte do processo
de ensino e aprendizagem, eles simplesmente aplicam testes pois faz parte do
sistema escolar atribuir uma nota ao aluno.
Em
nenhum momento durante esse período houve uma avaliação construtiva em que
havia a oportunidade de refazer aquele trabalho que não estava da maneira
correta ou responder novamente aquela avaliação em que muitos não obtiveram uma
média de acertos adequada, para verificar o que havia ocasionado esse mal
resultado.
Do
primeiro ao terceiro ano do ensino médio o foco também passa a ser outro já não
são só as notas ou a aprovação mas também a resolução de exames para ingresso
nas universidades, no primeiro ano do ensino médio estudei em uma escola
pública na qual os professores não tinham um comprometimento com o ensino e
aprendizagem, muitas vezes os professores não cumpriam o horário, e ainda havia
um professor que ao invés de buscar motivar os alunos, utilizava discursos que
talvez os desmotivavam, como por exemplo “os alunos de hoje não sabem nada, e
poucos de vocês vão conseguir aprender todo o conteúdo estudem ou vão
reprovar”.
Houve
também um contato com alguns professores que tentavam em meio a tanta falta de
comprometimento desempenhar seu papel, produzindo métodos de avaliação mais
construtivos do que os vivenciados em outras disciplinas, com testes de
acompanhamento do aprendizado com uma abordagem sobre erros e acertos e
feedback, antes de uma avaliação classificatória na qual era aplicada a nota do
aluno.
Após
esse período do segundo ano do ensino médio ao terceiro fui para uma escola
particular na qual a qualidade e duração das aulas eram consideravelmente
melhores do que as da escola pública, porem o método de avaliação eram os
mesmos voltados principalmente a resolução de exames para ingresso nas
universidades seguindo os mesmos modelos desses exames.
Podemos
observar que mesmo em diferentes realidades educacionais, e diferentes períodos
em que se dá o processo educacional a preocupação com aprendizagem vai se
perdendo e dando espaço a outras preocupações, como notas, aprovação em exames,
não ser castigado, ser recompensado, não se vê como recompensa e principal
objetivo a obtenção do conhecimento que se aplica durante todo o processo, a
aprendizagem deixa de ser o foco, e isso deve ser mudado.
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