Decálogo: Avaliação da Aprendizagem... Mais uma vez
1. Em
pequeno espaço de tempo, as crianças tiveram que mudar seu centro de atenção,
seus valores, assim como sua expressão.
2. O ato
de examinar está voltado para o passado, na medida em que deseja saber do
educando somente o que ele já aprendeu; o que ele não aprendeu não traz nenhum
interesse.
3. Diversamente,
o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos
estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para melhoria dos
resultados, caso seja necessária.
4. O que
é mesmo investir no processo e não no produto? o resultado final ao que
chegamos não é suficiente enquanto todos não obtiverem esse conhecimento.
5. Se,
dessa forma, investimos no produto, qualquer resultado está bom:
6. O ato
de avaliar dedica-se a desvendar impasses e buscar soluções para que o
aprendizado pleno aconteça.
7. vivemos
uma pedagogia que não investe no educando como um ser histórico, inacabado,
como dizia Paulo Freire, mas somente como um ser que deve apresentar produtos,
segundo parâmetros esperados por aquela escola.
8. Deixemos
os exames para as situações de exames(Concursos); na sala de aulas, sirvamo-nos
da avaliação que se preocupa e se compromete com o aprendizado.
9. Investir
no processo, o que, por sua vez, produzirá o melhor produto para todos,
diferente do que vem sendo feito que é investir apenas no produto.
10. No que
se refere à avaliação da aprendizagem, acredito que já estamos passando da hora
de transformar conceitos em práticas.
Referencias
LUCKESI,
Cipriano
Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano
Carlos. Avaliação da aprendizagem
escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.45-60.
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