Síntese: Uma
polêmica em relação ao exame
A
autora apresenta como se deu a evolução da pratica do exame e que nem sempre se
vinculou exame a certificação, atribuição de notas ou conceitos.
Dividiu a apresentação em momentos no primeiro momento
ela cita essa evolução como “um problema de história e sociedade” como a
política de corte neoliberal influencia as formas avaliativas do ensino e
aprendizagem. A partir daí buscam justificativas que permitam restringir o
ingresso a educação, colocando o exame como um instrumento administrativo do
conhecimento.
O exame passa a ser visto uma forma de “valorar se
adquiriram o conhecimento apresentado”, o que um estudo sobre a história do
exame mostraria a falsidade desta afirmação.
Ela divide o exame em três inversões: problemas sociais
em problemas técnicos, problemas metodológicos em problemas de rendimento e
outra que diminui os problemas teóricos da educação ao âmbito técnico da
avaliação.
Nesta primeira inversão o exame é transformado de
problemas de ordem social: acesso à educação, justiça social, estratos de
emprego, etc. Para problemas de ordem técnica: Objetividade, validade,
confiabilidade.
Na segunda é realizada uma inversão entre os problemas de
métodos e os rendimentos, o exame deixou de ser um instrumento de aprendizagem
e passa a centrar os esforços dos estudantes na certificação.
E na terceira inversão o termo exame é substituído pelo
termo teste e posteriormente ao termo avaliação. Neste momento foram criados os
testes de coeficiente intelectual, a partir deste momento se reduziu o problema
da injustiça social e os desempenhos alcançados foram atribuídos a uma dimensão
biologista, que ocasionou numa concepção racista, onde chegaram a propor o
controle da procriação para um conjunto de pessoas.
O exame se tornou um instrumento técnico onde não se
preocupa com as questões pedagógicas e metodológicas. Preocupando-se apenas com
as questões técnicas do exame, e da aplicação do mesmo, sem se preocupar com a
qualidade do ensino e aprendizagem.
Referencias
BARRIGA, Angel Diaz. Uma
polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: Uma
pratica em busca de novos sentidos. 5.Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p.
51-82.
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