domingo, 8 de março de 2015

Síntese: Uma polêmica em relação ao exame



Síntese: Uma polêmica em relação ao exame


A autora apresenta como se deu a evolução da pratica do exame e que nem sempre se vinculou exame a certificação, atribuição de notas ou conceitos.
            Dividiu a apresentação em momentos no primeiro momento ela cita essa evolução como “um problema de história e sociedade” como a política de corte neoliberal influencia as formas avaliativas do ensino e aprendizagem. A partir daí buscam justificativas que permitam restringir o ingresso a educação, colocando o exame como um instrumento administrativo do conhecimento.
            O exame passa a ser visto uma forma de “valorar se adquiriram o conhecimento apresentado”, o que um estudo sobre a história do exame mostraria a falsidade desta afirmação.
            Ela divide o exame em três inversões: problemas sociais em problemas técnicos, problemas metodológicos em problemas de rendimento e outra que diminui os problemas teóricos da educação ao âmbito técnico da avaliação.
            Nesta primeira inversão o exame é transformado de problemas de ordem social: acesso à educação, justiça social, estratos de emprego, etc. Para problemas de ordem técnica: Objetividade, validade, confiabilidade.
            Na segunda é realizada uma inversão entre os problemas de métodos e os rendimentos, o exame deixou de ser um instrumento de aprendizagem e passa a centrar os esforços dos estudantes na certificação.
            E na terceira inversão o termo exame é substituído pelo termo teste e posteriormente ao termo avaliação. Neste momento foram criados os testes de coeficiente intelectual, a partir deste momento se reduziu o problema da injustiça social e os desempenhos alcançados foram atribuídos a uma dimensão biologista, que ocasionou numa concepção racista, onde chegaram a propor o controle da procriação para um conjunto de pessoas.
            O exame se tornou um instrumento técnico onde não se preocupa com as questões pedagógicas e metodológicas. Preocupando-se apenas com as questões técnicas do exame, e da aplicação do mesmo, sem se preocupar com a qualidade do ensino e aprendizagem.

Referencias
BARRIGA, Angel Diaz. Uma polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: Uma pratica em busca de novos sentidos. 5.Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 51-82.

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