domingo, 8 de março de 2015

Fichamento Comentário: Ser Professora: Avaliar e ser avaliada


Fichamento Comentário: Ser Professora: Avaliar e ser avaliada



Pg.14
“A avaliação classificatória não proporciona espaços significativos para um diálogo profundo em que o processo e seus resultados posam ser compartilhados pelos sujeitos nele envolvidos”
Comentário:
A avaliação classificatória não constrói um conhecimento coletivo, trata-se apenas da apresentação de conceitos e concepções de um ao demais.

Pg.15
“Como tarefa a ser cumprida para prever e manipular, a epistemologia positivista que conduz uma metodologia em que a manipulação dos dados tem prioridade sobre a compreensão do processo.”
Comentário:
Os instrumentos de avaliação devem permitir compreensão simples neutra do conhecimento.

Pg.17
“Os diversos instrumentos de avaliação viabilizam o distanciamento entre o sujeito que conhece, neste caso a professora que avalia, do objeto de conhecimento, aqui representado pelo estudante que está sendo avaliado”
Comentário:
“Geralmente o uso da avaliação classificatória ocasiona um distanciamento entre o professor e o aluno, gerando concepções tanto do professor sobre o aluno (“esse aluno não tem futuro”) do qual ele não conhece em diversos aspectos, quanto do aluno sobre o professor.”

Pg.18
“Essa prática exclui do processo ações indispensáveis para um contexto pedagógico favorável à aprendizagem de todos, portanto é insuficiente para a professora que deseja ensinar a todos seus alunos e alunas.”
Comentário:
Tudo isso evidencia que a avaliação do rendimento não proporciona a produção de uma escola de qualidade, pois o aprender e ensinar não se realiza plenamente.


Pg.24
“Avaliação classificatória como um processo social profundamente marcado pela dinâmica de produção de conhecimentos características das ciências naturais.”
Comentário:
Podemos notar que a avaliação classificatória é um instrumento de uniformização dos sujeitos e organização curricular que priorize um conhecimento objetivo, utilizado como fronteiras disciplinares.

Pg.28
“A avaliação qualitativa apresentando novos horizontes, traz desafios que podemos enfrentar vinculando nossa discussão ao movimento em que se tece o conhecimento-emancipação.”
Comentário:
“Na avaliação qualitativa busca se no determinado momento tanto a questão de emancipação social da classificatória, porem com maior preocupação com a qualidade do ensino e aprendizagem.”

Pg.30
“Avaliação como uma pratica de investigação como uma possibilidade de distanciamento da avaliação classificatória.”
Comentário:
A busca por esse distanciamento da avaliação classificatória requer uma mudança na dinâmica do cotidiano escolar, e formulações teóricas.

Pg.36
“A professora ao avaliar é avaliada num processo coletivo, cooperativo, solidário.”
Comentário:
Essa avaliação em duas mãos, busca o aumento na qualidade tanto por parte discente quanto da parte docente da instituição.

Referencias
ESTEBAN, Maria Teresa. Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, Maria Teresa(org.) Escola, Currículo e Avaliação.2.ed.São Paulo, Cortez,2005.p.13-37.

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