Fichamento
Comentário: Ser Professora: Avaliar e ser avaliada
Pg.14
“A
avaliação classificatória não proporciona espaços significativos para um
diálogo profundo em que o processo e seus resultados posam ser compartilhados
pelos sujeitos nele envolvidos”
Comentário:
A
avaliação classificatória não constrói um conhecimento coletivo, trata-se
apenas da apresentação de conceitos e concepções de um ao demais.
Pg.15
“Como
tarefa a ser cumprida para prever e manipular, a epistemologia positivista que
conduz uma metodologia em que a manipulação dos dados tem prioridade sobre a
compreensão do processo.”
Comentário:
Os
instrumentos de avaliação devem permitir compreensão simples neutra do
conhecimento.
Pg.17
“Os diversos
instrumentos de avaliação viabilizam o distanciamento entre o sujeito que
conhece, neste caso a professora que avalia, do objeto de conhecimento, aqui
representado pelo estudante que está sendo avaliado”
Comentário:
“Geralmente
o uso da avaliação classificatória ocasiona um distanciamento entre o professor
e o aluno, gerando concepções tanto do professor sobre o aluno (“esse aluno não
tem futuro”) do qual ele não conhece em diversos aspectos, quanto do aluno
sobre o professor.”
Pg.18
“Essa
prática exclui do processo ações indispensáveis para um contexto pedagógico
favorável à aprendizagem de todos, portanto é insuficiente para a professora
que deseja ensinar a todos seus alunos e alunas.”
Comentário:
Tudo
isso evidencia que a avaliação do rendimento não proporciona a produção de uma
escola de qualidade, pois o aprender e ensinar não se realiza plenamente.
Pg.24
“Avaliação
classificatória como um processo social profundamente marcado pela dinâmica de
produção de conhecimentos características das ciências naturais.”
Comentário:
Podemos
notar que a avaliação classificatória é um instrumento de uniformização dos
sujeitos e organização curricular que priorize um conhecimento objetivo,
utilizado como fronteiras disciplinares.
Pg.28
“A
avaliação qualitativa apresentando novos horizontes, traz desafios que podemos
enfrentar vinculando nossa discussão ao movimento em que se tece o
conhecimento-emancipação.”
Comentário:
“Na
avaliação qualitativa busca se no determinado momento tanto a questão de emancipação
social da classificatória, porem com maior preocupação com a qualidade do
ensino e aprendizagem.”
Pg.30
“Avaliação
como uma pratica de investigação como uma possibilidade de distanciamento da
avaliação classificatória.”
Comentário:
A
busca por esse distanciamento da avaliação classificatória requer uma mudança
na dinâmica do cotidiano escolar, e formulações teóricas.
Pg.36
“A
professora ao avaliar é avaliada num processo coletivo, cooperativo, solidário.”
Comentário:
Essa
avaliação em duas mãos, busca o aumento na qualidade tanto por parte discente
quanto da parte docente da instituição.
Referencias
ESTEBAN,
Maria Teresa. Ser professora: avaliar e ser avaliada. In: ESTEBAN, Maria
Teresa(org.) Escola, Currículo e
Avaliação.2.ed.São Paulo, Cortez,2005.p.13-37.
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