domingo, 8 de março de 2015

Síntese: Avaliação da aprendizagem : Apontamentos sobre a pedagogia do exame



Síntese: Avaliação da aprendizagem : Apontamentos sobre a pedagogia do exame



O autor traz observações sobre como tem se dado a avaliação da aprendizagem nas escolas brasileiras.
Como a pratica da avaliação da aprendizagem modificou a pratica educativa que passou a ser centrada a resolução de exames, e que essa prática é ainda mais visível no ensino do 2º e 3º grau visando preparação para o vestibular.
Há uma mobilização em torno dessas expectativas de promoção de series, e percentuais de aprovação, que essas expectativas não vem apenas das instituições mas também dos próprios pais.
O ensino e aprendizagem perdem seu foco e os alunos buscam altas notas independentemente de quais caminhos tenham que passar para obtê-las.
As provas passam a ser objetos motivadores centrais e quando os resultados obtidos não são os esperados, as provas passam a ser utilizadas como meio de ameaças. Levando o estudante a esquecer da importância dos conteúdos abordados.
            Os pais centrados apenas na aprovação de seus filhos o que é observável nas reuniões escolares, que se tratam apenas de reuniões para observação de boletins com as notas dos alunos, onde os únicos problemas detectados são as baixas notas.
            Os estabelecimentos se preocupam apenas com aparência de seus quadros estatísticos que na maioria das vezes não demonstram a realidade do ambiente escolar.
            As provas se desdobram em tipos, que de fato não se preocupam no auxílio a aprendizagem, muitas vezes os conteúdos abordados não são os mesmos apresentados em sala de aula.
            Essa pratica é uma herança de pedagogias dos séculos XVI e XVII que vem da pedagogia jesuítica, comeniana e burguesa que tem como principal ferramenta de motivação o exame, que tem como principal objetivo ser um mecanismo de controle.
            A nota passa a ser um fetiche que domina a pratica educativa, distanciando cada vez mais o ensino e aprendizagem a relação professor e aluno.
            A “pedagogia do exame” traz consequências pedagógicas, onde o foco da utilização das avaliações como ferramentas de construção satisfatória do conhecimento são totalmente esquecidas, psicológicas, desenvolve uma personalidade submissa, limitada, e sociológicas utilizado apenas como uma ferramenta de seletividade.

Referencia
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.35-44.

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