Síntese:
Avaliação da aprendizagem : Apontamentos sobre a pedagogia do exame
O
autor traz observações sobre como tem se dado a avaliação da aprendizagem nas
escolas brasileiras.
Como a
pratica da avaliação da aprendizagem modificou a pratica educativa que passou a
ser centrada a resolução de exames, e que essa prática é ainda mais visível no
ensino do 2º e 3º grau visando preparação para o vestibular.
Há uma
mobilização em torno dessas expectativas de promoção de series, e percentuais
de aprovação, que essas expectativas não vem apenas das instituições mas também
dos próprios pais.
O
ensino e aprendizagem perdem seu foco e os alunos buscam altas notas
independentemente de quais caminhos tenham que passar para obtê-las.
As
provas passam a ser objetos motivadores centrais e quando os resultados obtidos
não são os esperados, as provas passam a ser utilizadas como meio de ameaças.
Levando o estudante a esquecer da importância dos conteúdos abordados.
Os pais centrados apenas na aprovação de seus filhos o
que é observável nas reuniões escolares, que se tratam apenas de reuniões para
observação de boletins com as notas dos alunos, onde os únicos problemas
detectados são as baixas notas.
Os estabelecimentos se preocupam apenas com aparência de
seus quadros estatísticos que na maioria das vezes não demonstram a realidade
do ambiente escolar.
As provas se desdobram em tipos, que de fato não se
preocupam no auxílio a aprendizagem, muitas vezes os conteúdos abordados não
são os mesmos apresentados em sala de aula.
Essa pratica é uma herança de pedagogias dos séculos XVI
e XVII que vem da pedagogia jesuítica, comeniana e burguesa que tem como
principal ferramenta de motivação o exame, que tem como principal objetivo ser
um mecanismo de controle.
A nota passa a ser um fetiche que domina a pratica
educativa, distanciando cada vez mais o ensino e aprendizagem a relação
professor e aluno.
A “pedagogia do exame” traz consequências pedagógicas,
onde o foco da utilização das avaliações como ferramentas de construção
satisfatória do conhecimento são totalmente esquecidas, psicológicas,
desenvolve uma personalidade submissa, limitada, e sociológicas utilizado
apenas como uma ferramenta de seletividade.
Referencia
LUCKESI,
Cipriano
Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do
exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação
da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez,
2011, p.35-44.
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